ENSINO, TEXTO E SINTAXE

RODRIGUES, VIOLETA VIRGINIA
PONTES

64,00

Estoque: 1

O livro articula, de maneira bastante pertinente e equilibrada, contribuições funcionalistas, para o estudo das relações semânticas, e da Linguística textual, para o estudo dos gêneros textuais/discursivos. Sendo assim, estudo da gramática não deve s er feito de forma descontextualizada, porque a gramática emerge do discurso, e os recursos gramaticais estão a serviço da construção do texto. Nos quatro capítulos centrais, a apresentação do arcabouço teórico que orienta a elaboração das sequências de atividades se faz com a profundidade necessária, sem uma sobrecarga teórica que poderia desviar o foco das atividades. Ao mesmo tempo, em cada capítulo, a elaboração das sequências de atividades é fortemente coerente com a perspectiva teórica assu mida, o que se traduz no fato de que os textos selecionados em cada capítulo nunca constituem mero pretexto para o trabalho descontextualizado com as categorias e a nomenclatura da Gramática Tradicional. Destaca-se, assim, a grande pertinência das at ividades propostas, que conseguem articular gramática, texto e discurso, possibilitando ao professor realizar um trabalho que evidencie que a gramática está, de fato, a serviço da construção do texto e dos propósitos comunicativos/discursivos do prod utor. São também de grande auxílio e clareza as orientações e encaminhamentos dispostos ao longo das sequências sobre como o professor pode trabalhar cada etapa das atividades. Desse modo, as atividades têm o potencial de permitir que os estudantes d esenvolvam sua competência linguística. Assim, a obra tem o potencial de constituir uma referência importante e de grande interesse tanto para professores dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, quanto para estudantes dos cursos de L etras, cuja formação para a docência precisa se pautar no conhecimento de obras que, a exemplo de "Ensino, texto e sintaxe: orações adverbiais", revelem como auxiliar o estudante a compreender o papel das relações semânticas na construção do texto e, por isso mesmo, no alcance de propósitos comunicativos, desenvolvendo sua competência linguística. Gustavo Ximenes Cunha (UFMG)
Ao navegar no nosso site você declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade