METODOLOGIAS ATIVAS: CONCEPÇÕES, AVALIAÇÕES E EVIDÊNCIAS

MANUELA COSTA MELO
APPRIS EDITORA E LIVRARIA LTDA

86,00

Sob encomenda
15 dias


As metodologias ativas de ensino-aprendizagem se constituem em uma proposta que materializa no cotidiano das instituições de ensino superior uma forma de inverter e subverter o processo de construção e reprodução do conhecimento e a formação dos prof issionais de saúde. Como toda a proposta contra-hegemônica, enfrenta resistências e desconfianças tanto por docentes como por estudantes sobre sua real capacidade de produzir profissionais de saúde comprometidos com a transformação da realidade por m eio da intervenção crítica e criativa. Entre os motivos das resistências citam-se a baixa apropriação teórica e prática dos educadores e da comunidade acadêmica em geral sobre suas bases teóricas e metodológicas. Outras resistências vêm da dificuldad e de se definir com clareza quais são as competências, habilidades e atitudes a serem desenvolvidas nos egressos e como implementar esse processo por meio das metodologias ativas. Talvez esta última deva ser o maior desafio e o principal objeto de re flexão de professores: modelar o processo de ensino e aprendizagem em prol da formação de competências profissionais. Assim, este livro oferece ao leitor uma grande oportunidade de mergulhar nessa temática. O primeiro capítulo apresenta as bases teór icas e as principais modalidades de metodologias ativas em saúde. No segundo capítulo, denominado "Ensino do processo de enfermagem na graduação: estudo baseado na Metodologia da Problematização l", tem-se a oportunidade de aprofundamento em uma das correntes com maior identidade com a realidade brasileira. Os capítulos 3 ao 7 brindam aos leitores com as bases teóricas e metodológicas de algumas das estratégias mais utilizadas dentro do escopo das metodologias ativas: o Team Based Learning (TBL) , o Problem Based Learning (PBL), a sala invertida e a simulação realística. Outro aspecto fundamental das metodologias ativas consiste no processo de avaliação da aprendizagem, visto que todas as abordagens aqui propostas estão ancoradas em processo s de formação de profissionais de saúde e educação, que têm intencionalidade explícita de formação de competências técnicas e atitudinais. Assim, a avaliação é abordada nos capítulos 8 ao 14. Em todos esses capítulos são apresentados aspectos teórico s e práticos da avaliação coerente com as técnicas apresentadas. Por fim, o livro também aborda um desafio: a formação das competências dos docentes para os processos de avaliação de ensino e aprendizagem, num capítulo em que a autora propõe preenche
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