PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS

PLACCO, VERA MARIA DE SOUZA
PONTES

54,00

Sob encomenda
10 dias


Este livro apresenta uma investigação desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Contexto Escolar, Processos Identitários da Formação de Professores e Alunos da Educação Básica (CEPId), no período de 2015 a 2022, que ouviu diversos profissionais da rede est adual de educação do Estado de São Paulo, investigando suas concepções de escola na atualidade e suas compreensões sobre as finalidades educativas, buscando aprofundar conhecimentos sobre qual a escola necessária ao século XXI. Uma das característic as do grupo CEPId é a heterogeneidade de seus participantes, hoje, estimados em cerca de 30 pessoas, com participações permanentes ou pontuais. Estamos falando de profissionais da área da Educação e áreas afins no Brasil, pesquisadores vinculados a P rogramas de Pós-graduação, no nível de pós-doutorado, doutores, mestres, doutorandos, mestrandos e estudantes de iniciação científica. Além de ser um grupo colaborativo, com disposição para a construção coletiva de saberes e para a socialização de d escobertas, este é constituído como um espaço que tem como proposta o desenvolvimento dos processos formativos de seus integrantes, assim como de pesquisadores e formadores, tanto individual como coletivamente. Isso se deve ao fato de que as líderes deste grupo compreendem o grupo de pesquisa como um espaço de formação do pesquisador e aprofundamento da prática profissional, dimensões que se articulam e se retroalimentam permanentemente no processo de construção do conhecimento e de saberes nece ssários à atuação do educador. Esta compreensão é uma das razões para o investimento na publicação deste livro: espera-se que ele repercuta nas práticas reflexivas, investigativas e profissionais daqueles que buscam responder às demandas da escola n a atualidade.
Ao navegar no nosso site você declara estar de acordo com nossa Política de Privacidade